QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



14 de junho de 2011

OMAN CARNEIRO DEFENDE BLOGUEIROS DE MASSAPÊ E CRITICA JOÃO PONTES PELA FALTA DE COMPOSTURA


ENTRE "RATOS" E GABIRUS

Ao ver a informação no Blog do Adrian Márcio, onde o Prefeito de Massapê, João Pontes (PSDB) teria chamado os blogueiros de “ratos de esgoto”, resolvi fazer da minha indignação para com a atitude leviana do referido gestor tema do meu artigo nesta sexta-feira.

Coincidência ou não, tanto no sul quanto no norte do Brasil, é com um termo parecido, com a taxação de “sujos” que alguns políticos se expressam para classificar os blogueiros independentes.

Os blogs e as mídias sociais assumiram um papel indispensável no cotidiano urbano, tanto é que os grandes meios da comunicação convencional - jornais, revistas e emissoras de rádio - têm dividido o seu privilegiado espaço e procurado conviver de forma interativa com essa nova mídia.

O crescimento no número de blogueiros independentes só tem conseguido promover alguma revolta em políticos que antes compravam os meios de comunicação para que fossem divulgados somente os feitos e fatos que lhes beneficiassem. Mas, nessa nova mídia prevalece a liberdade de expressão, a diversidade de opiniões, a restrição ao monopólio e a participação de cidadãos comuns não só como leitores, mas também como autores que complementam as publicações.

A participação individual que faz cada blogueiro compõe visivelmente o movimento histórico na democratização da informação, a quebra do monopólio, o combate à corrupção e o processo de despertar nas pessoas a conscientização para o mais íntegro exercício da cidadania, na plenitude da garantia de seus direitos e deveres, bem como à sua indispensável participação na democracia e na vigência dos governos – municipal, estadual e federal.

A blogosfera tem sido um forte eixo na luta pela justiça social. Através dos informativos emitidos nas mais diversas páginas virtuais, tem se implantado não só como uma nova proposta educativa, mas também como forte instrumento de colaboração para que muitos crimes contra pessoas e patrimônios venham a ser elucidados.

Os blogs se configuram ainda como verdadeiras bússolas, orientam, através de suas abordagens, tanto ao poder público quanto à sociedade para o debate das prioridades que emergem nos mais diversos setores de uma cidade ou mesmo de uma nação.

É bem verdade que o processo de informar e formar opinião exige o critério da mais inteira responsabilidade pelo noticiado, mas os blogueiros independentes - todos eles são conscientes de serem passíveis de punição, no caso de alguma infração cometida, mas ao manifesto do Judiciário. Portanto não vejo no Prefeito João Pontes as condições ideais condições e nem a referência de limpeza para querer de tal forma, imputar alguma correção a uma comunidade inteira.

Certamente, políticos que pensam como João Pontes não concordam também com a proposta para a banda larga universal, não discriminatória, acessível a todas as famílias e nem aprovariam a medida que propõe o acesso à internet como um direito do cidadão, igualmente ao direito da água e luz em todas as casas.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário