QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



12 de junho de 2012

HOMENAGEM ESPECIAL AOS ETERNOS ENAMORADOS


O blog Massapê Indo e Voltando quer fazer uma grande homenagem aos eternos enamorados. Hoje é o dia dos namorados. É uma data especial na qual se celebra a união amorosa entre casais comum a troca de cartões, presentes, beijos e abraços com simbolismo de mesmo intuito, tais como as tradicionais caixas de bombons e o coelhinho de pelúcias. Dia em que mesmo os mais céticos e racionais se rendem ao charme, ao romantismo e à delícia que é o Dia dos Namorados. Quem não é cavalheiro se torna. Quem não é mocinha se derrete… Namorados trocam carinhos, apelidos carinhosos, presentes inesquecíveis e declamam mensagens apaixonadas.

Segundo a pedagora Jussara de Barros, seu surgimento foi em homenagem aos deuses Juno e Lupercus, conhecidos como os protetores dos casais. No dia 15 de fevereiro, faziam uma festa a estes, agradecendo a fertilidade da terra, os rapazes colocavam nomes de moças em papeizinhos para serem sorteados. O papel retirado seria o nome de sua esposa.

Como muitos casais apaixonados eram impedidos por suas famílias de casarem-se, um padre de nome Valentino passou a realizar matrimônios às escondidas, quando os casais fugiam, para que não ficassem sem receber as bênçãos de Deus.

Com isso, o dia 14 de fevereiro passou a ser considerado o dia de São Valentin (Valentine’s Day), em homenagem ao padre, sendo comemorado nos Estados Unidos e na Europa como o dia dos namorados.

A divulgação da data no Brasil foi feita pelo empresário João Dória, que havia chegado do exterior. Representantes do comércio acharam uma ótima ideia para aquecer as vendas e escolheram o dia 12 de junho para ser o dia dos namorados em nosso país. A data foi escolhida às vésperas do dia de santo Antônio, o santo casamenteiro.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário