QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



10 de agosto de 2017

MURIÇOCA PODE TRANSMITIR ZIKA

A descoberta feita pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em Pernambuco, de que a muriçoca - ou pernilongo - é capaz de transmitir o vírus zika, pode ajudar a compreender porque a epidemia foi mais grave em algumas regiões do País, ou porque há mais casos de microcefalia em bebês de mulheres de baixa renda.

Isso porque o Culex, nome científico do gênero do mosquito, se reproduz em água extremamente poluída, comum onde não há saneamento básico. Mas, para isso, os pesquisadores afirmam que ainda é preciso estabelecer qual a importância do inseto como vetor da doença.

Caso a muriçoca seja estabelecido como vetor importante, esse fato pode explicar a ocorrência de mais casos na região Nordeste, por exemplo, ou a relação de áreas sem esgotamento sanitário com a quantidade de infecções. Ayres recorda que foi no Nordeste que surgiram os primeiros casos de microcefalia causados pela zika. Então, o fato da população de outras regiões já saberem sobre o perigo, e fazerem prevenção, influencia a disparidade, mas a falta de saneamento pode ter ligação.

Para chegar à conclusão que a muriçoca é capaz de transmitir zika, primeiro foi analisado em laboratório se o Culex poderia ter o vírus, ao alimentar os espécimes com sangue infectado. Isso foi constatado em mais de 200 mosquitos. Pela 1ª vez no mundo, pesquisadores conseguiram fotografar o vírus se reproduzindo dentro da glândula salivar dos pernilongos.
Agência Brasil
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário