QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



7 de outubro de 2017

PARTIDOS NANICOS ARTICULAM-SE PARA A DISPUTA ELEITORAL DE 2018

A aprovação da Emenda Constitucional que exige dos partidos nas eleições de 2018 que eles atinjam a cláusula de barreira - 1,5% dos votos válidos para deputados federais distribuídos em, pelo menos, 9 estados - se quiserem ter acesso ao Fundo Partidário e à propaganda gratuita no rádio e na TV, impõe aos partidos pequenos o desafio da sobrevivência. A proposta já movimenta siglas "nanicas" no Ceará em busca de filiar novos membros, que possam ajudar suas agremiações a alcançarem o desempenho nas urnas.

Alguns dos dirigentes estaduais, inclusive, atuais deputados na Assembleia, não descartam serem eles os candidatos à uma vaga na Câmara Federal. Filiar o maior número de pessoas é, justamente, uma "ordem" dos presidentes das legendas nacionais, como nos casos de PRP e PHS. Os dirigentes Eles dizem manter os deputados que já foram eleitos, ao renovar seus mandatos, e "crescer" no ano que vem com mais eleitos.

Apesar de parecer fácil, alguns demonstram preocupação de serem barrados pela cláusula e ficarem sem uma fatia do bolo do fundo partidário. Isso porque, de acordo com um levantamento feito pela relatora da PEC sobre o funcionamento dos partidos, deputada Shéridan Oliveira (PSDB), se a regra valesse nas eleições de 2014, a cláusula de barreira teria atingido 14 legendas, entre elas PRP e PHS.
(DN)
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário