QUINTA, 20 de AGOSTO 2020: Aqui estão as principais notícias para você começar o dia bem-informado



10 de abril de 2018

ERGUER A SOBRANCELHA AJUDOU NA EVOLUÇÃO HUMANA, DIZ PESQUISA


10/04 - A capacidade de erguer a sobrancelha em desconfiança ou franzi-la em solidariedade pode ter dado a nossa espécie uma vantagem evolutiva, disseram pesquisadores da Grã-Bretanha nesta segunda-feira (9).

Sobrancelhas altamente móveis deram aos humanos habilidades de comunicação não verbais necessárias para estabelecer grandes redes sociais que permitiram maior cooperação e melhores chances de sobrevivência, ressaltaram os estudiosos. 

— As sobrancelhas são a parte que faltava no quebra-cabeça de como os humanos modernos conseguiram se dar muito melhor uns com os outros do que outros homininis agora extintos — disse Penny Spikins, da Universidade de York, coautora de um estudo publicado na revista científica Nature Ecology & Evolution. 

A equipe usou um software para examinar a arcada supraciliar em um crânio fossilizado de Homo heidelbergensis, um membro arcaico da família dos homininis, composta por humanos modernos e nossos ancestrais diretos e extintos. 

Os pesquisadores recriaram digitalmente o crânio, que pertence à coleção do Museu de História Natural de Londres, e experimentaram mudar o tamanho da arcada supraciliar enquanto aplicavam diferentes pressões de mordida.

Eles descobriram que uma arcada supraciliar grande contribui pouco para aliviar a pressão sobre o crânio quando se come. Além disso, era muito maior do que o necessário para preencher a lacuna entre a caixa craniana e as órbitas oculares do 
H. heidelbergensis

Em nossos antepassados  extintos, sobrancelhas proeminentes podem ter sinalizado status social ou agressão, dando lugar depois às sobrancelhas mais expressivas dos humanos modernos, informou a equipe. 

O desenvolvimento de uma testa lisa com sobrancelhas mais visíveis e peludas, capazes de maior movimento, começou nos 
homininis há cerca de 200 mil anos e se acelerou nos últimos 20 mil anos. 

Os movimentos das sobrancelhas permitem que os humanos expressem emoções complexas e percebam as dos outros, segundo Spikins.

— Por outro lado, foi demonstrado que as pessoas que colocaram botox, que limita o movimento das sobrancelhas, são menos capazes de enfatizar e se identificar com as emoções dos outros —apontou.
Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário